Que bom, porque hoje eu vou falar do João-de-barro.
Não é o nome de um cara que eu conheci, e sim, o nome de um passarinho super inteligente.
Se vocês não o conhecem, vejam esse comercial sobre ele:
Se não, veja essas fotos.
Se sim, também veja essas fotos.
Agora eu vou falar um pouco mais desse animalzinho:
Aparência
Possui o dorso inteiramente marrom avermelhado (por isso o epiteto específico rufus).Apresenta uma suave sobrancelha, formada por penas mais claras, em leve contraste com o restante da plumagem da cabeça.
Rêmiges primárias (penas de voo, nas asas) anegradas, visíveis em voo, com as asas abertas.
Ventralmente é de coloração clara (alguns indivíduos podem possuir o peito, flancos e barriga amarronzados, semelhante ao dorso), sendo o queixo e pescoço brancos. Excetua-se a cauda, que é avermelhada tanto dorsal quanto ventralmente.
Alimentação
O pássaro, revirando as folhas, busca cupins, formigas ou içás no solo ou sob troncos caídos. Alimenta-se também de outros invertebrados, como minhocas e possivelmente moluscos. Aproveita restos alimentares humanos, como pedaços de pão.Reprodução
Constrói seu ninho de barro em forma de forno, misturando palha e esterco seco com barro úmido. Instala seu ninho desde sobre árvores até postes de eletricidade. Ele pode ser ocupado por outros pássaros - como o Canário-da-terra-brasileiro- ou até mamíferos e insetos. Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a construção de novos ninhos, o pássaro o constrói em cima ou ao lado do velho.Em locais urbanizados, quando faltam suportes adequados, o joão-de-barro faz seu ninho até no peitoril de janelas. Neste caso ele escolhe o encontro entre a janela e a parede, assim como ele escolhe encontro de galhos quando faz ninho em árvores. As janelas devem estar em locais altos e de difícil acesso. Em locais descampados, com pouca ou nenhuma árvore alta, e como medida de proteção à espécie, recomenda-se erguer postes altos dotados de travessas horizontais. Estes serão usados para sua nidificação.
Hábitos
O casal canta em dueto nos arredores do ninho em postura altiva e tremulando as asas, com um canto extremamente estridente.Gente,agora eu vou postar uma piadinha sobre um João de barro e um português { é claro.}.:
Piada: João De Barro
Um português entrou na loja de aves querendo comprar um João de Barro.
O dono da loja não tinha mas não queria perder a venda e empurrou um Sabiá no português, que perguntou:
-Este é um João de Barro verdadeiro, daqueles que controem a própria casa?
-É este mesmo - garantiu o dono da loja.
O português pagou e foi embora.
Passadas duas semanas o português volta à loja para reclamar:
-Olha aqui, ó senhor, aquele João de Barro que me vendeste é muito preguiçoso, eu coloquei capim e barro bem próximo a ele e mesmo assim ele não constroi a casa...
O dono da loja, malandro, perguntou:
-Escuta, o senhor tem um pássaro preto???
-Não tenho não senhor, porquê?
-É que sem servente o João de Barro não trabalha!!!
Gostaram?
Se a resposta for sim, deixe um comentário.
Se a resposta for não, também deixe um comentário porque eu adoro receber comentários dos meus espectadores fãs de animais!!!!

{O.B.S.: esse gatinho tá me dando medo...}
Noticia urgente!!!!!
Vejam essa reportagem retirada do Record Noticias:
Gato sobrevive após levar flechada na nuca, em SP
Um gato vira-lata levou uma flechada na nuca, teve o céu-da-boca perfurado e a língua rasgada , mas sobreviveu ao ataque no interior de São Paulo.
O animal foi encontrado ferido pela tutora no quintal de casa e o agressor não foi localizado.
O animal conhecido como Guga foi atingido por uma “besta”, nome dado ao tipo de flecha usado em competições. Ele passou por uma cirurgia e poderia ter morrido ou ficado paraplégico se o instrumento tivesse atingido algum órgão vital.
A tutora registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos e pede justiça.
Assista ao vídeo da reportagem:

O animal foi encontrado ferido pela tutora no quintal de casa e o agressor não foi localizado.
O animal conhecido como Guga foi atingido por uma “besta”, nome dado ao tipo de flecha usado em competições. Ele passou por uma cirurgia e poderia ter morrido ou ficado paraplégico se o instrumento tivesse atingido algum órgão vital.
A tutora registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos e pede justiça.
Assista ao vídeo da reportagem:
Tadinho né?
Então, no post que vem eu vou fazer uma homenagem ao Guga, um gatinho destemido que disse não á morte.
Thchau!

Nenhum comentário:
Postar um comentário